NÉCTAR DA FLOR DO COQUEIRO

Tem aparecido no mercado inúmeros produtos à base de coco, muitos você vai ler no rotulo que são produzidos a partir do néctar da flor do coqueiro, tipo açucares, melados e coco aminos, semelhante ao molho de soja.

Vamos ver como é este processo.


No alto da palmeira encontram-se os cachos de flores que mais tarde se transformarão no coco. Se fizer um corte no grosso caule que sustenta os cachos de flores poderá observar que escorre uma seiva aquosa, de sabor bastante adocicado. Pois bem, este é o néctar da flor do coqueiro.


Se você pensa que esta seiva tem gosto de coco, engana-se. Seu sabor é forte, intenso e naturalmente doce. Parte deste sabor é devido ao tipo de solo onde crescem as palmeiras, geralmente em terras vulcânicas, já que as raízes extraem do solo os nutrientes que necessita.


Esta palmeira é realmente muito rica e nos supre de muitas coisas boas, por exemplo, da seiva vem o néctar que é utilizado como um melaço. Se deixarmos a seiva fermentar, temos o coco aminos, que é um molho semelhante ao molho de soja e também vinagre de coco. Se este mesmo néctar cristalizar e desidratar, chegaremos ao açúcar de coco.


O processo de extração exige muita habilidade, pois é preciso subir ao topo da palmeira para fazer o corte, quando as flores estão maduras, colocar o recipiente coletor e depois subir para recolhe-lo.


A seiva recolhida é liquida e leitosa. Fermentada nesta etapa fornece o que chamam de vinho de palma ou vodca de coco. Se aquecido imediatamente após a retirada, não fermenta. A temperatura de aquecimento fica entre 40 e 43 graus Celsius. Algumas empresas aquecem a temperaturas mais elevadas para aumentar o rendimento, mas perde-se nutrientes caso isto aconteça.


Esta extração prejudica ou mata o coqueiro? Não. Um coqueiro destinado à produção de néctar, o fará por até 20 anos, entretanto não fornecerá a fruta – o coco – já que a seiva de suas flores é extraída.


Benefícios do néctar de coco


· Baixo índice glicêmico

· Maravilhosa fonte de nutrientes, vitaminas e minerais

· Como não é aquecido possui enzimas vivas

· Excelente adoçante natural

· Não tem químicos, aditivos ou conservantes

© 2018 Gaia Nutre.Orgulhosamente criado por Bruno Guitel
Al. dos Nhambiquaras 1211 - São Paulo - SP - CEP: 04090-012

 gaianutreemporg@gmail.com

  • Facebook Icon