GAIA E A SEQUOIA GIGANTE

O estado da Califórnia, USA, abriga uma das árvores mais incríveis do planeta, as Sequoias Gigantes. Elas apresentam formato de cone pontiagudo, tem 100m de altura e pesam mais de 2.000 toneladas.


Muitas delas com 1.000 anos de existência quando Cristo nasceu! Os anéis registrados nos troncos contam boa parte da história da humanidade e do planeta. Um recorte em um tronco, a partir de uma arvore caída, registra 3.000 anos de acontecimentos.





O que chama a atenção é que 97% destas arvores, são constituídas do que chamaríamos de “matéria morta”, ou seja, não apresenta um registro dinâmico de atividade.


A parte interna da árvore é um núcleo que não apresenta alguma forma de vida, assim como a casca que a reveste. A parte “viva” é uma camada fina de células vivas que circunda a madeira e fica sob a casca. Folhas, flores e sementes é uma pequena fração, da parte viva, do todo da árvore.


O físico americano, Jerome Rothstein, fez uma analogia entre estas sequoias e Gaia, nosso planeta.


Nosso planeta também é constituído, a maior parte, de uma matéria “inativa”, ou seja, a parte interna do núcleo, manto e crosta. Este núcleo, assim como na árvore, foi um dia cheio de vida até ser revestido por nova camada.





A vida, todo tipo de organismo vivo, no nosso planeta, se concentra em uma pequena camada superficial protegida pelo ar acima, e pela rocha abaixo. Embora ar e rocha não sejam considerados matéria viva, geram suporte e abrigo para os organismos vivos, assim como na árvore.


Achei esta comparação interessante, mas acabamos no beco de como definir Vida. De qualquer forma, árvores, mesmo aparentemente fortes e resistentes apresentam uma tênue fragilidade, assim como nosso planeta.


A sustentação da Vida depende de fatores infinitesimais mas que exercem grande influência. Cada um de nós tem papel fundamental na manutenção do planeta e na nossa sobrevivência como espécie.

© 2018 Gaia Nutre.Orgulhosamente criado por Bruno Guitel
Al. dos Nhambiquaras 1211 - São Paulo - SP - CEP: 04090-012

 gaianutreemporg@gmail.com

  • Facebook Icon